Doze estudantes de Goiás embarcaram no dia 21 de outubro para Londres para participar do programa Caminhos da Ciência, um intercâmbio de 10 dias que inclui visitas a centros de excelência, como a Universidade de Oxford e o Museu de História Natural.
O grupo é formado por aprendizes de cidades como Valparaíso de Goiás, Rio Verde, Mineiros e Trindade. Entre eles, há um jovem portador de autismo com suporte nível 2, que participa de todas as atividades do programa. Todos foram selecionados por destaque em um desafio de matemática.
Em Oxford, os estudantes conheceram a rotina de pesquisadores brasileiros e conversaram sobre ciência, inovação e oportunidades acadêmicas. A visita faz parte de uma programação que inclui ainda o Museu de Ciências, a Embaixada Brasileira em Londres, o Ragged School Museum e, até o dia 31 de outubro, workshops sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de visitas a Stonehenge e ao Museu Britânico.
Leia também
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
“Doze jovens goianos exploram Oxford durante o intercâmbio Caminhos da Ciência
Reprodução
2 de 3
Estudantes brasileiros conhecem de perto centros de pesquisa e museus em Londres
Reprodução
3 de 3
Aprendizes selecionados por destaque em desafio de matemática participam de programa internacional de ciência
Reprodução
Para os jovens, a experiência tem impacto direto na formação acadêmica. Milleny Souza, de 16 anos, de Itapuranga, afirmou que estar em Oxford mudou sua visão de futuro. “Estar perto de brasileiros que conquistaram seu espaço aqui nos inspira a aproveitar cada oportunidade.”
O intercâmbio é promovido pela Demà Aprendiz em parceria com o Governo de Goiás e tem como objetivo aproximar os jovens das práticas científicas globais e incentivá-los a seguir carreiras acadêmicas e de inovação.