Apontada como uma figura de confiança dos líderes locais do tráfico do Comando Vermelho (CV), a “Japinha”, que morreu durante intenso confronto com as forças de segurança nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, nessa terça-feira (28/10), tinha uma vida ativa nas redes sociais.
Com postagens de fotos ostentando armas, Penélope, como também é conhecida, registrava momentos do seu dia. Antes de morrer, ela postou um vídeo fumando baseado e dançando uma música trending das redes sociais.
Veja os vídeos:
A morte de Japinha
Penélope costumava atuar na proteção de rotas de fuga e na defesa dos pontos estratégicos de venda de drogas. Seu corpo foi encontrado próximo a um dos acessos principais da comunidade após horas de tiroteio.
Ela estava vestida com roupa camuflada e colete tático, preparado com espaços para carregadores de fuzil, o que confirma seu papel ativo na linha de frente da facção.
Leia também
A coluna apurou que Penélope foi atingida por um disparo de fuzil que esfacelou sua cabeça, após resistir a abordagem e abrir fogo contra os agentes.
Veja imagens:
Momentos antes de ser executada, ela enviou mensagem a uma amiga durante o confronto. Na conversa pelo WhatsApp, Penélope manda um simples “oi” e faz uma chamada de vídeo que dura cerca de três minutos.
Em seguida, escreve: “Oi. Não vamos ficar aqui não”. A amiga pergunta: “Acabou a operação já?”. Penélope responde: “Não. Eles tão aqui em cima de nós. A bala tá comendo. Helicóptero tá aqui rodando”. Preocupada, a amiga pede: “Fica onde você tá, para de maluquice. Tá seguro aí?”.
Veja o print da mensagem:
Mensagem que Japinha do CV teria enviado para amiga
Pouco tempo depois, Japinha do CV foi morta durante o confronto nos complexos do Alemão e da Penha, que abrangem 26 comunidades na zona norte do Rio de Janeiro, na terça-feira (28/10).
No X (antigo Twitter), um usuário lamentou a morte da criminosa, afirmando que ela fará “muita falta” e descrevendo-a como “uma menina linda, inteligente e incrível”. Mais cedo, a irmã de Penélope publicou nos stories do Instagram uma mensagem de agradecimento “a todos que estão mandando carinho e força” aos familiares da “musa do crime”.
9 imagens



Fechar modal.
1 de 9
Mensagens no X para Japinha do CV
Reprodução/Redes Sociais
2 de 9
Pedido dos familiares
Reprodução / Redes sociais
3 de 9
Japinha do CV teve rosto esfacelado com tiro de fuzil
Material cedido ao Metrópoles
4 de 9
Foto nas redes sociais
Reprodução/Redes sociais
5 de 9
6 de 9
7 de 9
Japinha com fuzil
Imagem cedida ao Metrópoles
8 de 9
Foto de fuzil com ursinhos
9 de 9
Corpo de Japinha no chão