No dia do seu aniversário de 58 anos, nesse domingo (20/7), o arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa, celebrou uma missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora do Carmo, na cidade ucraniana de Berdychiv. O Cardeal da Igreja Católica cumpre missão religiosa na Ucrânia desde a última quarta-feira (16/7).
Durante a celebração, Dom Paulo transmitiu ao povo ucraniano uma mensagem de proximidade e oração enviada pelo papa Leão XIV, como sinal da comunhão da Igreja com os que sofrem. Em seguida, expressou também sua solidariedade e a da Igreja no Brasil.
“Estou no meio de vós como peregrino deste santuário. Venho do Brasil, um país católico, que tem uma Igreja viva e muito participativa. Vim manifestar minha proximidade para convosco nesses tempos difíceis. Vim dizer que estamos com vocês”, disse o arcebispo de Brasília.
“Nós nos sentimos também impotentes diante das destruições e os horrores da guerra. Mas quero que sintais a proximidade, as orações, a solidariedade da Igreja de Brasília, da minha Arquidiocese e de tantas outras partes do mundo”, disse o cardeal durante a homilia.
Leia também
A visita, a convite da Conferência Episcopal Ucraniana, possui caráter religioso e humanitário. O cardeal foi à Ucrânia na última quarta-feira (16/7) e fica até a próxima quinta-feira (24/7) no país, que está em guerra com a Rússia há mais de três anos.
Durante a visita, o arcebispo também divulgou um vídeo nas redes sociais com pedido de orações: “Rezem de forma muito especial pelo povo ucraniano. O ser humano foi criado para a liberdade e para viver em paz”.
A Arquidiocese de Brasília detalhou que Paulo Cezar está acompanhado do chefe do gabinete episcopal, padre Luiz Octávio de Aguiar Faria.
A missão visa reforçar os laços com a comunidade católica no país europeu e levar “uma mensagem de esperança” diante do cenário da guerra local.
A programação da viagem também inclui encontros com o Conselho Ucraniano de Igrejas e Organizações Religiosas, com bispos da Igreja Católica na Ucrânia, com o Núncio Apostólico e com o embaixador do Brasil no país, Rafael de Mello Vidal.