Uma cuidadora de idosos brasileira morreu na cidade de Leiria, em Portugal, em 9 de agosto. Maria Costa Ramos Santos, 51, vivia na Europa há dois anos e estava em uma igreja quando teve um ataque cardíaco.
Maria chegou a ser levada para um hospital, mas os médicos diagnosticaram morte cerebral e os aparelhos foram desligados em seguida. Agora, a família batalha para conseguir trazer o corpo da brasiliense de volta ao país. Em luto, família e amigos criaram uma vaquinha arcar com os custos do translado e sepultamento.
A cuidadora morava em Portugal com o filho, 16 anos. Lá, ela era cuidadora em um lar de idosos. Antes de se mudar para o país europeu a trabalho, Maria morou por 11 anos no Riacho Fundo II.
2 imagens
Fechar modal.
1 de 2
A família pede ajuda para trazer o corpo de Maria Costa de volta ao Brasil
Arquivo Pessoal/Reprodução
2 de 2
Maria Costa era cuidadora em um lar de idosos em Portugal
Arquivo Pessoal/Reprodução
Os filhos relataram ao Metrópoles que Maria não tinha nenhum problema de saúde e que tinham o costume de entrar em contato com a mãe diariamente, e no dia da morte não foi diferente.
A filha Glauciene Costa, 25, contou que quando conversou com Maria, como de costume, ela estava alegre e bem, mas por volta das 18h o filho mais novo disse que Maria havia passado mal e ido para o hospital.
A família procurou por auxílio no Itamaraty, no consulado em Portugal, mas todas as respostas teriam sido negativas. “É uma sensação muito ruim, parece um pesadelo. A gente espera acordar e ver que tudo não passou de um sonho. O sentimento é de muita preocupação e aflição, um medo de talvez não conseguir trazer a minha mãe para o Brasil. É muito angustiante”, lamenta Glauciene.
Leia também
Com parte do dinheiro arrecado das doações, eles conseguiram mandar outra filha de Maria, Kathielen Costa, 29, para Portugal, na intenção de cuidar do menor. Agora, a família tenta angariar fundos para trazer o corpo da mãe e o garoto de volta ao país. Maria deixa deixa cinco filhos.
Quem se interessar em ajudar a família pode efetuar doações por meio deste link.