É normal que pessoas que já desenvolveram um certo grau de obesidade, ou mesmo quem apenas está acima do peso, sinta medo de correr com sobrepeso. A atividade é considerada muito intensa e tende a elevar a frequência cardíaca.
Fora isso, existe também a questão do impacto gerado durante as passadas. Correr com sobrepeso – e sem orientação – pode sim agredir as articulações, causando dores e até mesmo lesões.
Mas, ao contrário do que alguns imaginam, a corrida não é um esporte exclusivo para pessoas magras. Pelo contrário, ela é uma atividade que consome altos níveis calóricos e deve ser praticada por todas as pessoas que prezam por um estilo de vida saudável.
Leia também
-
Estudo: 60% dos adultos do mundo terão sobrepeso ou obesidade até 2050
-
Pessoas com sobrepeso que se exercitam têm “gordura mais saudável”
-
Caminhar em inclinação queima 7% mais gordura que correr, diz estudo
-
Quer começar a correr? Veja erros de iniciantes que você deve evitar
Porém, é inegável que correr com sobrepeso exige alguns cuidados extras com a saúde e a preparação. Por isso, consultamos alguns especialistas no assunto e separamos três dicas fundamentais para você começar agora mesmo. Confira:
Como correr com sobrepeso
1 – Independente do seu peso, é necessário fazer exames
“Ter porcentagem de gordura mais alta não significa necessariamente que você corre mais riscos cardiovasculares. Independentemente disso, claro, é preciso fazer exames periódicos. Um teste ergoespirométrico é fundamental para indicar se o coração e os pulmões estão bem, mostrar as taxas do metabolismo e os limiares seguros de treino”, orienta a educadora física Thabata Giavoni.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!