Deputados aumentam em 75% gastos com Facebook em um ano

Pagamentos que somam R$ 1 milhão entre janeiro e junho de 2024, contra R$ 573 mil em 2023. Valor total no ano passado foi recorde.

Brasília (DF) 09/10/2023 Sessão vazia da Câmara dos deputados convocada para essa segunda-feira. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Deputados federais aumentaram em 75% os gastos com anúncios no Facebook do 1º semestre de 2023 para o mesmo período de 2024. O valor saltou de R$ 573 mil para mais de R$ 1 milhão dos recursos públicos pagos à rede social.

Dados oficiais da Câmara dos Deputados divulgados pelo G1 indicam que cem dos 513 parlamentares investiram alguma quantia para “divulgação de atividade parlamentar” na rede social.

Ao todo, bancadas de 15 partidos pagaram R$ 1.004.924,96 ao longo deste ano para o “Facebook Serviços Online do Brasil ltda”, nome empresarial da plataforma no Brasil. Em 2023, foram R$ 573.573,70 de janeiro a junho.

Há tendência de crescimento nos gastos com Facebook desde 2016, primeiro ano em que a rede social aparece como um dos fornecedores da Câmara dos Deputados. À época, os parlamentares investiram R$ 11.303,04 na rede. 

Os números de 2024 mantêm a tendência de alta de um ano para o outro. Deputados federais bateram recorde em valores pagos ao Facebook em 2023, com R$ 1.781.666,97, o que representou aumento de 211% em relação aos gastos em 2022, quando a Câmara gastou R$ 572.633,04 com a plataforma.

Parte dos materiais divulgados na rede social envolvem discursos feitos no plenário ou falas em comissões de temas específicas, uma espécie de “Bancada da Selfie”. A busca por protagonismo nas redes mudou rotina e ampliou conflitos no Congresso, conforme analisado por especialistas.

Bruno Ganem (Podemos-SP) e Marcelo Queiroz (PP-RJ) são os deputados federais que mais gastaram com Facebook nos seis primeiros meses de 2024.

Em 2023, ambos também lideraram os investimentos na rede social, com Queiroz (R$ 273.270,10) à frente de Ganem (R$ 252.690,70).

Desde a posse em janeiro de 2023, Bruno Ganem investiu R$ 407.690,70 para engajar com seus 1 milhão de seguidores. Já Marcelo Queiroz injetou R$ 384.175,77 para o engajamento com seus 35 mil seguidores na plataforma.

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