Um novo pilar da passarela que foi derrubada na Via Estrutural por um motorista de caminhão deve ser instalado em até uma semana, informou o Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal (DER-DF). A estrutura deve ser restabelecida conforme o projeto original.
No mesmo dia do acidente, foi realizado o serviço de conclusão de instalação da estrutura provisória de escoramento da passarela danificada.
Apesar de ser provisório, o DER destacou que o pilar é totalmente seguro. “Essa estrutura, projetada para garantir a passagem de pedestres, é totalmente segura. Vale ressaltar que essa estrutura provisória permanecerá em uso até a finalização da obra definitiva”, informou o DER-DF.
A estrutura que foi retirada após o acidente segue no canteiro da pista e deve ser reconstruída para ser instalada novamente.
Acidente
O acidente envolveu vários veículos, incluindo dois carros e uma moto. Segundo a Polícia Militar (PMDF), a motocicleta foi arremessada para a pista oposta. O motociclista foi conduzido para o Hospital de Base de Brasília.
O motorista alegou que foi fechado por um carro que estava na frente e perdeu o controle, atingindo o guard-rails e depois colidindo contra o pilar, ficando preso entre as ferragens.
Veja imagens do local:
4 imagens

Fechar modal.
1 de 4
Os dois sentidos da via Estrutural foram liberados por volta das 12h desta quarta-feira (13/8)
João Paulo/Metrópoles
2 de 4
Segundo o motorista da carreta, ele teria perdido o controle após ter sido fechado pelo carro da frente
João Paulo/Metrópoles
3 de 4
Antes da retirada, foi necessário serrar a estrutura para que o guincho conseguisse puxar a carreta
João Paulo/Metrópoles
4 de 4
Durante a remoção, o Batalhão de Trânsito interditou as faixas sul e norte da via
João Paulo/Metrópoles
Durante a remoção, o Batalhão de Trânsito interditou as faixas sul e norte da via. Além disso, foi colocada uma estrutura provisória para substituir um dos pilares de sustentação da passarela e a parte do guard rail danificada pelo veículo foi recuperada.
O trânsito foi completamente interditado enquanto os veículos eram retirados, causando um trânsito quilométrico. As pista foram só foram completamente liberadas por volta das 16h30.
O DER informou que o responsável pelos custos somente será definido após a conclusão dos trabalhos.