A taxa de desocupação no Brasil, também conhecida como taxa de desemprego, atingiu 6,8% no trimestre encerrado em julho de 2024, registrando uma queda significativa em relação aos 7,9% observados no mesmo período de 2023. O resultado também foi inferior ao registrado no trimestre encerrado em abril deste ano, quando a taxa foi de 7,5%.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
De acordo com o IBGE, essa é a menor taxa de desocupação para um trimestre encerrado em julho desde o início da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. O resultado positivo reflete a melhora gradual do mercado de trabalho no país, impulsionado por diversos fatores, incluindo a retomada econômica pós-pandemia e políticas de incentivo à geração de emprego.
A redução no índice de desemprego é um indicativo importante da recuperação econômica, porém, especialistas alertam que ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente no que diz respeito à qualidade dos empregos gerados e à informalidade no mercado de trabalho.