Entre sexta-feira (12/9) e domingo (14/9), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com o apoio da Polícia Militar (PMDF), realizou operações de fiscalização no Gama, Lago Norte, Lago Sul, Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga.
Leia também
-
Homem com suspeita de embriaguez atropela 3 pessoas no DF
-
DF: motorista preso com sinais de embriaguez é solto após audiência
-
PRF prende 5 por embriaguez ao volante durante o Carnaval no DF
-
Com sinal de embriaguez, PM do DF atropela e prensa homem entre carros
No período, os agentes de trânsito aplicaram 895 testes de etilômetro, que resultaram na autuação de 140 motoristas por dirigir sob efeito de álcool.
Desses, três foram conduzidos à delegacia após o aparelho indicar concentração configurada como crime. A ação em Samambaia, na noite de sábado (13/9), foi a que registrou o maior número de ocorrências: 48 condutores foram autuados por embriaguez ao volante.
As equipes ainda flagraram 22 motoristas sem habilitação, 18 com a CNH vencida há mais de 30 dias, 13 conduzindo veículos com escapamento irregular e outros 51 por diferentes infrações.
Álcool x direção
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após ingerir bebida alcoólica é infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 2.934,70 e a suspensão do direito de dirigir por um ano. A reincidência no período de até 12 meses dobra a penalidade, chegando a R$ 5.869,40.
Além disso, concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar configura crime, com pena de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão ou proibição de obter permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor.