A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Distrito Federal contará com um esquema especial de segurança, que foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) nesta quinta-feira (6/11).
Segundo a pasta, o esquema foi elaborado especificamente para o certame e será ativado nos próximos domingos, 9 e 16 de novembro, dias em que serão realizadas as provas.
A estratégia, de acordo com a SSP-DF, abrange ações antes, durante e após o horário de aplicação, com foco na prevenção, monitoramento e resposta rápida às situações emergenciais, envolvendo a atuação conjunta das forças de segurança e órgãos públicos federais e distritais.
Durante os dois dias de aplicação do Enem, representantes das instituições estarão reunidos no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), garantindo monitoramento em tempo real de toda a movimentação nos locais de prova.
Leia também
-
Reta final do Enem 2025: cinco dicas imperdíveis para se preparar
-
Enem: DF tem menor taxa de inscritos da rede pública no Centro-Oeste
-
Conheça as regras para a prova de redação do Enem 2025 no domingo
-
Sisu 2026 aceitará as três últimas notas do Enem
A Polícia Militar (PMDF) realizará a escolta em todo o trajeto de distribuição e recolhimento dos malotes contendo as provas, garantindo a integridade do material e a regularidade de cada etapa do processo. Além disso, haverá reforço do policiamento nas áreas próximas aos locais de aplicação do exame.
Equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito (Detran-DF) estarão de prontidão com patrulhamentos durante o Enem e contarão com um operador exclusivo no Ciob para atender eventuais ocorrências relacionadas aos locais de provas.
O Corpo de Bombeiros (CBMDF) fará atendimento de urgência e emergência, quando demandado, em conjunto com o Samu. Em qualquer situação, o Grupamento de Aviação Operacional da corporação estará de prontidão. Todos os locais de prova terão apoio de brigadistas e de seguranças particulares.
A Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) atuará nos dias de prova do Enem com a fiscalização do comércio ambulante. Vendedores que não tiverem autorização para ficar próximos aos locais de provas serão orientados a sair da área. Caso o ambulante irregular se recuse a sair do ponto mesmo após a orientação, terá as mercadorias apreendidas.
Todas as delegacias próximas aos locais de prova estarão sob aviso para atendimento de ocorrências.
A operação conta ainda com a participação das secretarias de Educação (SEEDF), Mobilidade (Semob) e Cidades (Secid), Caesb, Neoenergia, CEB, Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Polícia Federal (PF), Cebraspe e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
