Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) deflagraram operação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, zona norte carioca, nesta sexta-feira (11/7). Segundo informações do setor de inteligência da Polícia Militar, criminosos fortemente armados estavam reunidos na comunidade.
Durante a ação, Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, vulgo Titauro, apontado como a principal liderança do Comando Vermelho (CV) na tentativa de invasão da facção à comunidade, acabou atingido e morreu. Com ele, os policiais apreenderam um fuzil e diversas munições.
Leia também
O criminoso possuía uma extensa ficha criminal com mais de 60 anotações de registros de ocorrência e dois mandados de prisão em aberto. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Federal do Andaraí, mas não resistiu. De acordo com a Polícia Militar, a ação tinha como principal objetivo coibir a movimentação de criminosos na região.
Rajadas de fuzil
Durante toda a ação, uma onda de rajadas de fuzis foram ouvidas no bairro, com os disparos se intensificando ao logo de toda a sexta-feira (11/7). Desde o ano passado, o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro (TCP) travam uma disputa pelo controle do Morro dos Macacos. Os conflitos se intensificaram neste ano, com direito a símbolos das facções espalhados pela comunidade.
Atualmente, o TCP domina o morro, mas os constantes tiroteios na área são resultado de uma tentativa de expansão territorial do CV, com traficantes do Morro do São João, no Engenho Novo, buscando aumentar sua influência. A distância de cerca de 4 km entre as duas comunidades facilita a mobilização dos bandidos.
Procurado
Pedro Paulo Lucas, conhecido como “Titauro”, de 25 anos, era considerado foragido em razão de um mandado de prisão preventiva expedido em maio do ano passado, pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.