De 23 de agosto a 26 de setembro, o Complexo Cultural de Samambaia recebe a exposição Olhar d’Elas – Mulheres na Fotografia, que apresenta 20 trabalhos inéditos de fotógrafas do Distrito Federal. O público poderá visitar a mostra e também participar da escolha de uma das obras premiadas, em votação on-line. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura.
A seleção contou com mais de 200 inscrições de fotógrafas amadoras e profissionais de diferentes regiões do DF, resultando em um acervo plural e diversificado. Todas as imagens contam com audiodescrição e dividem espaço com 10 fotografias históricas de Marisol Kadiegi, fotógrafa e documentarista angolana radicada em Brasília, homenageada nesta edição.
O processo de escolha foi conduzido pelas curadoras Aya, Ramona Jucá e Thaís Mallon, que explicam os critérios utilizados: “Levamos em consideração a relação da obra com o tema Mulheridades: tecnologias ancestrais, a criatividade, o conceito e a diversidade tanto nas linguagens quanto nas artistas. Nosso objetivo é impulsionar artistas independentes, principalmente mulheres periféricas, negras e indígenas. Foram mais de 200 inscritas, e o processo curatorial foi intenso, mas ficamos muito satisfeitas com o resultado”.
Leia também
6 imagens



Fechar modal.
1 de 6
A exposição presta tributo à fotógrafa Marisol Kadiegi e promove roda de conversa com artistas e curadoras no encerramento.
2 de 6
A curadoria selecionou imagens que celebram diferentes olhares e trajetórias femininas, com atenção especial a mulheres periféricas, negras e indígenas.
3 de 6
Três trabalhos serão premiados com R$ 1 mil cada, escolhidos pela curadoria, pela idealizadora do projeto e pelo voto popular.
4 de 6
Mais de 200 inscrições foram analisadas pelas curadoras Aya, Ramona Jucá e Thaís Mallon, resultando em 20 trabalhos inéditos que compõem a mostra.
5 de 6
Além de visitar a mostra, o público poderá votar em uma das obras premiadas, valorizando o engajamento popular na fotografia.
Reprodução/Ocre Imagem
6 de 6
Visitantes conferem os trabalhos de 20 fotógrafas do Distrito Federal na exposição Olhar d’Elas – Mulheres na Fotografia.
Premiação e voto popular
As imagens concorrem a três prêmios de R$ 1 mil cada: um será concedido pela proponente do projeto, Gabriela Pires, que também representa o coletivo Ocre Imagem; outro ficará a cargo das curadoras; e o terceiro será definido pelo voto popular, que acontece de 28 de agosto a 21 de setembro pelas redes sociais da Ocre Imagem.
A cerimônia de premiação será realizada no encerramento da exposição, em 26 de setembro, durante um evento que contará com roda de conversa com curadoras, expositoras e a homenageada Marisol Kadiegi.
Programação completa
23/08, 19h – Abertura oficial da exposição, com homenagem a Marisol Kadiegi e visita mediada com Pamella Wyla
24/08 a 26/09 – Visitação aberta à exposição, com entrada franca e acessibilidade em Libras
13/09, 14h às 18h – Oficina gratuita de Introdução à Fotografia para Mulheres e Meninas, com Beatriz Braga
26/09, 19h – Premiação das vencedoras + Roda de conversa com expositoras e curadoras