Família procura jovem desaparecido após sair de clínica em Brazlândia

A família de Juan Guilherme dos Santos Moura, que faz 25 anos nesta segunda-feira (28/7), vive dias de angústia e desespero após o desaparecimento do jovem, ocorrido na última quinta-feira (24/7). Juan foi visto pela última vez por volta das 7h, na região da DF-180, próximo à Fazenda Senhor Jesus, no setor do INCRA, em Brazlândia (DF).

No momento do desaparecimento, o jovem vestia camisa laranja, calça jeans, tênis e carregava uma mala vermelha. Segundo relatos, ele seguia a pé em direção a uma parada de ônibus e, desde então, não foi mais localizado.

Juan é pardo, tem cabelo liso, usa cavanhaque com bigode e foi diagnosticado com esquizofrenia, condição que pode causar episódios de confusão mental, desorientação e dificuldade de comunicação — o que intensifica ainda mais a preocupação da família.

Segundo a mãe, Lucilene Moura, o filho estava internado há seis meses em uma clínica de reabilitação chamada Fazenda Senhor Jesus, localizada próximo à rodovia BR-070, sentido Ceilândia. O tratamento estava previsto para durar nove meses, mas a clínica decidiu antecipar a saída de Juan alegando que ele não estava sendo produtivo e apresentava sinais de procrastinação.

“Eles me ligaram dizendo que ele seria desligado. Eu conversei com meu filho, disse que ele precisava continuar lá. Avisei à clínica que não poderia buscá-lo naquele momento, que não dessem dinheiro a ele. Nós participamos de um grupo de co-dependência que orienta a não ceder à chantagem emocional. Mas eu achei que, como outras instituições, eles o manteriam lá até que alguém o buscasse”, conta Lucilene.

Segundo ela, por volta das 6h55 da manhã de quinta-feira (24/7), foi informada de que Juan seria desligado da clínica. Trinta minutos depois, ele foi liberado com apenas R$ 11 no bolso, sem documentos e sem qualquer acompanhante.

“Se eu soubesse que eles realmente iriam colocá-lo para fora, eu teria ido buscá-lo. Não é possível chegar em casa com esse valor, ainda mais sem cartão, e ele precisa de cuidados. Até agora, não temos nenhuma notícia.”

A família já registrou boletim de ocorrência e está mobilizando redes sociais, amigos e voluntários na tentativa de localizar Juan. A situação é considerada de alto risco, especialmente por conta da condição de saúde mental do jovem.

Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Juan Guilherme dos Santos Moura pode entrar em contato com a polícia ou com a família pelos seguintes números:

Tia Rafaela: (61) 99115-3778
Mãe Lucilene: (61) 98545-4300
Informações e atualizações: @belmariosouza

Sair da versão mobile