A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) afastou o professor que agrediu um aluno com um tapa após ambos discutirem em sala de aula. Em nota, a pasta informou que a situação é “inadmissível”.
O episódio ocorreu no Centro Educacional 2 do Guará (CED 02). Segundo apurou o Metrópoles, o jovem teria debochado do docente.
Leia também
-
Vídeo: aluno faz deboche durante a aula e leva tapa de professor no DF
-
Cenas fortes: homem leva soco e cai desmaiado em saída de bar no DF
De acordo com pessoas que presenciaram a confusão, o adolescente agredido e alguns colegas se reuniram para rezar durante a aula, numa tentativa de ironizar o fato de o professor ser ateu. O educador, então, se irritou e partiu para cima do grupo.
Nas imagens, é possível ver o docente encurralando o aluno no fundo da sala de aula e, na sequência, desferindo um tapa na cabeça dele. Após a agressão, o garoto dá risada e debocha ourra vez: “Oxe, você vai me bater?”, enquanto o servidor responde, em tom de voz alterado: “Se você me desrespeitar, eu vou. Você está me desrespeitando”.
Veja:
O professor teria sido vítima de intolerância religiosa
Material cedido ao Metrópoles2 de 2
No vídeo cedido ao Metrópoles é possível ver o docente desferindo um tapa no estudante
Material cedido ao Metrópoles
No fundo do vídeo, é possível ouvir alguns estudantes rindo da situação. O vídeo publicado em um stories do Instagram e ironizava o fato de celulares serem proibidos na escola. “E o problema nas escolas é o celular. Imagina se não tivesse gravado”, diz a legenda seguida, de emojis de risadas.
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) foi procurada e se manifestou por meio de nota. Leia abaixo, na íntegra:
“A Secretaria de Educação repudia de forma categórica qualquer ato de violência nas unidades de ensino. É inadmissível que situações como a registrada no Centro Educacional (CED) 03 do Guará, envolvendo um professor e um estudante, ocorram no ambiente escolar. Ao tomar conhecimento do caso, a Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Guará determinou o afastamento imediato do servidor e encaminhou o caso para a Corregedoria da Secretaria de Educação do DF, onde este será apurado por meio de Processo Sigiloso, nos termos da Instrução Normativa nº 02 de 2021 da CGDF. A CRE do Guará informou ainda que o estudante e sua família foram atendidos pela equipe gestora da escola nesta sexta-feira (4). A Secretaria destaca que adotará todas as medidas disciplinares e legais cabíveis, com a celeridade necessária, para que episódios dessa natureza não se repitam. A pasta reforça seu compromisso com a promoção de um ambiente seguro, acolhedor e respeitoso para todos os estudantes e profissionais da educação”.
Caso parecido
Em maio, um caso semelhante chamou a atenção. Na ocasião,um aluno e um professor foram flagrados trocando socos no Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB), em Taguatinga Sul. O desentendimento entre o educador e o estudante teria começado durante aula do 2° ano do ensino médio.
Quando a aula do período vespertino acabou, já do lado de fora, professor e o aluno se encontraram, iniciando agressões mútuas. O educador jogou a sua mochila no chão e trocou socos com o adolescente. Alguns colegas do estudante presenciaram a situação e debocharam da briga, enquanto um homem não identificado tentou apartar. O aluno foi transferido de escola após a confusão.