O governador Ibaneis Rocha (MDB) aprovou o projeto urbanístico do Setor Jóquei Clube (SJC), área com residências e comércios próximo a Vicente Pires. A medida consta no Decreto nº 47.472/2025, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Assinado pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o projeto prevê a construção de 17,3 mil apartamentos, para cerca de 51,9 mil moradores, bem como imóveis destinados a comércios, serviços, indústrias e instituições.
Leia também
-
Conplan aprova criação do Setor Jóquei Clube em Vicente Pires
-
Terracap: agência desenha futuro do DF com novo bairro moderno
-
Terracap faz plantão de regularização para moradores do Jóquei. Veja
O SJC ainda terá dois parques urbanos, uma subestação de energia e equipamentos públicos como escolas. Os imóveis no setor serão oferecidos em modelos de uso misto, com apartamentos residenciais nos andares superiores e áreas comerciais nos térreos.
Além disso, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recomendou que as edificações tenham variação de alturas, mas com limite máximo de 21 metros (seis andares), em respeito à harmonia visual da região.
A área a ser explorada tem 2,27 milhões de metros quadrados (m²) e fica perto da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Em 2021, Ibaneis assinou o termo de criação do SJC e afirmou que o setor habitacional será “um dos melhores para se morar” no Distrito Federal.
“O Jóquei é um local de fácil acesso, pela EPTG e pela Via Estrutural. Ali, teremos condições de dar às pessoas que escolherem morar lá boa qualidade de vida”, declarou o governador à época.