O governo federal intensificou os esforços para aproximar os pequenos empreendedores das políticas públicas voltadas à ampliação e regularização de seus negócios. Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), Márcio França, destacou a importância do acesso a programas como o Procred 360 e o Desenrola Pequenos Negócios.
Segundo França, um dos desafios do governo em 2024 é ampliar o conhecimento dos micro e pequenos empreendedores sobre as iniciativas que oferecem condições favoráveis de crédito e renegociação de dívidas. “Queremos que o pequeno empreendedor entenda que ele é o principal foco deste ano e deste mandato, pois é responsável por 65% dos empregos gerados e representa 99% dos CNPJs do Brasil”, afirmou.
Criado como opção adicional ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), o Procred 360 facilita o acesso a linhas de crédito com taxas reduzidas e prazos flexíveis. O programa visa atender empreendedores que, por diferentes motivos, não conseguiram se beneficiar do Pronampe. O ministro reforçou que os interessados devem procurar diretamente as instituições financeiras para aderir ao Procred 360.
Desenrola Pequenos Negócios: Renegociação de Dívidas
Outra iniciativa destacada foi o Desenrola Pequenos Negócios, voltado à renegociação de dívidas bancárias. “Este é um programa de muito sucesso porque permite que os empreendedores voltem a acreditar. Muitos ficaram endividados por conta da pandemia, e agora podem obter descontos superiores a 90%”, explicou França.
Portal do Empreendedor: Central de Oportunidades
O governo também reforça a importância do Portal do Empreendedor, uma plataforma que oferece informações sobre capacitação, crédito e incentivos específicos para microempreendedores individuais (MEIs). A iniciativa busca facilitar o acesso dos pequenos negócios a políticas públicas, promovendo maior inclusão e desenvolvimento econômico.
Além das facilidades para acesso ao crédito, o ministro mencionou o acordo entre o governo e a gigante do e-commerce Amazon, anunciado em outubro. A parceria busca inserir pequenos empreendedores no comércio eletrônico e facilitar a exportação de produtos nacionais. “Exportar é para todo mundo. É uma questão de orientação”, ressaltou França.
O governo federal segue apostando na capacitação e no financiamento como principais eixos de suporte aos pequenos empreendedores. Com a ampliação das informações sobre os programas existentes, a expectativa é de que mais empresas de pequeno porte possam se beneficiar das iniciativas e fortalecer sua presença no mercado nacional e internacional.
*Com informações da Agência Brasil