Homem que tentou matar vizinhos com facão é condenado pela Justiça

Ednei Moreira de Jesus, 40 anos, foi condenado pelo Tribunal do Júri de Brasília a nove anos, 10 meses e 24 dias de prisão, em regime fechado. Ele é acusado de tentar agredir um homem com golpes de facão no pescoço, na noite de 19 de novembro de 2017, na Cidade Estrutural.

Segundo a denúncia do Ministério Público do DF (MPDFT), o acusado morava próximo à sogra do homem que foi atacado, e costumava importuná-la com frequência. No dia do crime, ao ser questionado pela esposa da vítima acerca das importunações, Ednei se armou com um facão, o que fez a mulher se assustar e fugir.

Quando o marido da mulher ameaçada buscou explicações da situação com Ednei, foi perseguido com um facão e golpeado no pescoço, enquanto tentava se proteger. Apesar do ataque com faca, o homem conseguiu empurrar o agressor e correr.

A denúncia afirma que Ednei agiu por motivo fútil, por ter sido questionado pelo homem que foi cobrar explicações pela ameaça contra a sua esposa. De acordo com a acusação, o réu possui longo histórico criminal e é conhecido na região da Estrutural por ser perigoso e por ostentar casos parecidos.

Por decisão da Justiça do Distrito Federal, Ednei deverá iniciar o cumprimento de regime fechado imediatamente e não poderá recorrer da prisão em liberdade.

Longa ficha criminal

Ednei está preso desde 2022 e responde por vários crimes, sendo condenado por homicídio duplamente qualificado, na forma tentada, e por roubo circunstanciado, em 2023. Na ocasião, esfaqueou e agrediu dois homens, um deles cadeirante.

Após ter prisão preventiva decretada no fim de 2021, o homem chegou a fugir de cerco policial da Polícia Civil do DF (PCDF) no começo do ano seguinte, mas foi detido posteriormente após força-tarefa da PCDF.

A lista de Ednei é liderada pela tentativa de homicídio, no qual já tentou praticar quatro vezes, seguido de três passagens por assalto. Na sequência, com uma vez cada: furto, latrocínio, porte de arma de fogo — o qual foi condenando no início de 2021 a um ano e dois meses de detenção em regime aberto — e Maria da Penha.

Em 2009, o homem que possui múltiplas passagem pela polícia também foi condenado por roubo praticado no ano de 2003.

Sair da versão mobile