André Kubitschek tomou posse na manhã desta quinta-feira (9/10) como secretário da Juventude do Distrito Federal. A cerimônia ocorreu no Palácio do Buriti, onde o governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou o decreto de criação da nova pasta.
A secretaria desmembra a antiga pasta da Família e Juventude e pretende dar mais autonomia para a criação de políticas públicas voltadas ao público jovem. O secretário tem 32 anos e é bisneto do ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, e filho do ex-governador e empresário Paulo Octávio.
“Quero deixar bem claro que nós temos a presença do PSD dentro do nosso governo com as secretarias de Trabalho, Cultura e, agora, com a Secretaria da Juventude. Governar se faz unindo todas as pontas. É assim que eu trabalho. Pela união e não com a desunião. O André vai ter todo o nosso apoio dentro do governo. Não só pelo período que vai ficar, mas quando você sair, o PSD continuará à frente da secretaria. O seu sucessor, é você quem irá escolher”, destacou o governador Ibaneis.
6 imagens



Fechar modal.
1 de 6
Governador Ibaneis Rocha deu posse ao novo secretário e assinou decreto que cria Secretaria da Juventude
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
2 de 6
“André vai ter todo o nosso apoio dentro do governo”, destacou o governador Ibaneis Rocha
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
3 de 6
Novo secretário se reuniu com a equipe logo após a cerimônia de posse, no Palácio do Buriti
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
4 de 6
O secretário tem 32 anos e é bisneto do ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília
5 de 6
“Assumo essa pasta ciente das necessidades específicas que exigem prioridade máxima”, afirmou André Kubitschek
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
6 de 6
Governador durante cerimônia de posse de André Kubitschek como secretário da Juventude
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
O secretário agradeceu a convocação e confiança entregues a ele. “Assumo essa pasta ciente das necessidades específicas que exigem prioridade máxima, metas claras, uma execução rápida e eficaz para potencializar e fortalecer a nossa juventude”, destacou André Kubitschek.
“Queremos fazer a Secretaria da Juventude um celeiro, um orquestrador de oportunidades, ligando pessoas, empresas, secretarias, projetos e capital, para que cada jovem tenha uma porta de entrada no mercado de trabalho e obtenha o primeiro emprego com confiança e previsibilidade de futuro. O nosso tempo será curto e a nossa marca será simples. Mais jovens trabalhando, estudando e sendo atendido”, acrescentou secretário.
Leia também
Atuação da nova secretaria
Rodrigo Delmasso permanece responsável pela área da Família, enquanto as políticas de Juventude passam a ser conduzidas pela nova estrutura.
“A política não é uma corrida de 100 metros. É uma corrida de longa distância. Até aqui, Deus me permitiu que eu lutasse pela juventude brasileira. Hoje, tenho a honra de passar o programa Jovem Candango e a pauta da Juventude para as mãos do André Kubitschek”, disse Delmasso.
Entre as prioridades da nova secretaria estão ações de empregabilidade, capacitação profissional, incentivo ao empreendedorismo juvenil, cultura, lazer e participação social. A secretaria também deve atuar em parceria com escolas públicas, universidades e setor produtivo para aproximar jovens das oportunidades de trabalho e inovação.