O governador Ibaneis Rocha (MDB) reinaugurou, na manhã desta segunda-feira (25/8), a sede da 10ª Delegacia de Polícia, no Lago Sul.
Com investimento de R$ 4,9 milhões, o local teve sua área ampliada de 581 m² para 933 m² – um aumento superior a 60% – e ganhou novas estruturas para acolher a população.
Agora, a unidade volta a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, atendendo o Lago Sul, Jardim Botânico e áreas como o Aeroporto de Brasília e Altiplano Leste.
Na oportunidade, o governador destacou a iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) em recuperar a infraestrutura das forças de segurança.
“Nós temos trabalhado desde que assumimos o governo, aliás, desde antes de assumir o governo, ainda na transição, para a melhoria da segurança pública no Distrito Federal”, pontuou Ibaneis.
“É bom que todos se relembrem que, naquela época, as delegacias não funcionavam em período integral, 24 horas, e, como o primeiro ato nosso, em respeito à população e à segurança, nós reabrimos todas as delegacias do Distrito Federal, que continuam funcionando plenamente”, complementou o governador.
Leia também
-
Equiparação da PCDF com a PF: Ibaneis diz que, se for preciso, vai até Lula
-
Ibaneis orienta jovens da rede pública que participarão de intercâmbio
-
Ao lado de piloto da F1, Ibaneis anuncia data para reabrir Autódromo
-
“STJ é o tribunal da cidadania”, diz Ibaneis ao doar terreno à Corte
Valorização dos policiais
Durante o discurso, o governador afirmou que trabalha no projeto de lei para criação do serviço voluntário para bombeiros e policiais militares, a exemplo do que ocorre com a Polícia Civil.
Assim que o texto for concluído, será encaminhado para votação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Entre os serviços executados na 10ª DP, estão a substituição das redes elétrica e hidráulica, a troca de pisos e revestimentos e a modernização da fachada com a nova identidade visual da Polícia Civil.
A acessibilidade foi priorizada, com instalação de rampas e banheiros adaptados tanto na parte interna quanto na externa. O projeto ainda preservou árvores frutíferas, como limoeiros e jaqueiras, e plantou grama em toda a área externa.
A delegacia conta agora com cinco salas de oitivas audiovisuais e de videoconferência, uma sala de reconhecimento com vidro especial – que impede a vítima de ser vista pelo agressor – e sistema de segurança reforçado com alarmes e detectores de fumaça em todos os ambientes.
Para acolher públicos mais vulneráveis, foram criados espaços exclusivos, como a sala para atendimento a crianças, outra voltada a mulheres vítimas de violência doméstica e uma sala de entrevista reservada para o plantão.
Outros destaques são as áreas específicas para advogados, policiais militares e custodiados. Toda a infraestrutura é nova: móveis, alojamentos, banheiros modernos, climatização completa, estacionamento bloqueado e acabamento em granito.