O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou no Diário Oficial (DODF) desta terça-feira (30/12) a tabela corrigida do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2026.
No ano que vem, o tributo sobre carros, motos e outros transportes motorizados no DF terá reajuste médio de 1,72%.
A tabela estabelece os valores venais dos veículos registrados e licenciados para o cálculo do IPVA. O documento pode ser acessado neste link.
O aumento de 1,72% no IPVA havia sido definido no Projeto de Lei nº 1.988/2025, aprovado pela Câmara Legislativa (CLDF) em 3 de dezembro último.
Leia também
-
Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Ano-Novo no DF
-
Sem repasses, 10 leitos de UTI do Hospital da Criança seguem fechados
O reajuste médio de 1,72% corresponde à valorização do valor venal dos veículos, conforme pesquisa realizada pela Fipe entre setembro de 2024 e setembro de 2025.
De acordo com a Secretaria de Economia, isso significa que o automóvel cotado no mercado por R$ 80 mil pagará um IPVA de R$ 2,4 mil, por exemplo.
Erros na tabela anterior
A primeira versão da tabela apresentava erros. Por isso, a CLDF aprovou uma nova versão em 23 de dezembro. A votação não foi unânime.
Parlamentares da oposição ao governo votaram contrários ao projeto e questionaram os valores a serem cobrados do cidadão em 2026. Segundo eles, em alguns casos, o reajuste chegará a 8%.
