O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou a criação de uma Universidade do Esporte e uma Universidade dos Povos Indígenas em Brasília. A promessa foi feita na manhã desta segunda-feira (6/10), na entrega de 2.837 unidades do Minha Casa, Minha Vida em Imperatriz (MA).
Segundo a fala do presidente, o anúncio oficial será feito ainda em outubro. “Tem muita gente que fala que os indígenas já têm 14% do território brasileiro e que é muita terra para indígena”, relatou Lula no anúncio. “Não é muita terra, não. Antes de Cabral chegar ao território brasileiro, os indígenas tinham 100%”, completou.
Assista:
Após a declaração do presidente, o Metrópoles procurou o Ministério da Educação para saber os detalhes das universidades, mas não ainda não teve resposta.
Universidade do Esporte
Em agosto deste ano, os ministros da Educação, Camilo Santana, e do Esporte, André Fufuca, se reuniaram para tratar da criação da Universidade dos Esportes. De acordo com o que foi divulgado na época, o objetivo é criar uma instituição pública voltada à formação de profissionais qualificados, para fortalecer a base do esporte nacional e contribuir para o desenvolvimento técnico e científico do setor.
Em julho de 2024, o MEC realizou consulta pública para subsidiar a criação, implementação e organização da universidade indígena. De acordo com o que foi divulgado na época, o ministério passou por 12 estados brasileiros para ouvir os indígenas.
“A criação de universidades indígenas e outras instituições de ensino superior (multicampi ou polos) é uma demanda antiga dos povos indígenas. Por meio delas, esses povos teriam garantia de gestão e de recursos para sua consulta e participação, em todas as etapas do processo de construção do projeto, com recursos humanos e financeiros adequados para seu funcionamento e sua manutenção, priorizando a atuação dos indígenas em seu quadro institucional”, destaca o texto do MEC quando iniciou a consulta pública.