Quando o assunto é hipertrofia, logo se pensa nos treinos intensos com pesos. Mas o crescimento muscular vai muito além da academia: a alimentação é peça-chave no processo.
A disciplina deve estar presente dentro e fora do treino, e é justamente aí que surge a dúvida: como deve ser a dieta voltada para a hipertrofia feminina?
Leia também
O cardápio ideal para hipertrofia
Segundo a nutricionista Taciane Aparecida de Oliveira, a escolha dos alimentos é fundamental.
“O cardápio deve conter alimentos mais naturais e minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes magras e suplementação adequada. O consumo de proteína deve ter uma atenção especial, pois é através dela que conseguimos uma adequada reconstrução muscular”, afirma.
Isso significa evitar excessos de embutidos e também reduzir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas, que atrapalham diretamente o ganho de massa muscular.
O papel da suplementação
Outro ponto bastante buscado é a suplementação. Porém, não existe uma fórmula única ou suplemento universal para acelerar os resultados. A definição sempre deve ser ocorrer com um profissional.
“Existem diversos fatores a serem levados em consideração, como peso, altura e o tipo de suplementos. Por isso, é muito importante a busca de um profissional capacitado antes de iniciar a suplementação”, justifica Taciane.
Confira a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!