Se nada mudar até lá, em agosto entra em vigor a tarifa de 50% dos Estados Unidos para produtos brasileiros, anunciada por Donald Trump com direito a carta tentando emparedar a justiça brasileira e, alegando, além de outras justificativas, que o ex-presidente e agora réu Jair Bolsonaro estaria sofrendo uma caça às bruxas.
A decisão, se colocada em vigor como está, afeta principalmente o estado de São Paulo, especificamente o agro paulista. Impulsionado por esse mesmo agro desde sua campanha, o governador do estado Tarcísio de Freitas até agora teve uma atuação atrapalhada, primeiro botando a culpa no governo Lula pelo tarifaço, depois tentando convencer o Supremo Tribunal Federal (STF) a liberar o próprio Jair Bolsonaro para negociar com Trump nos EUA e, por fim, tentando adequar o discurso quando percebeu a repercussão negativa.
O Bom Dia, Fim do Mundo analisa as movimentações em torno do tarifaço de Trump e o risco do avanço do PL do desmatamento, que muito agrada o agro paulista, mas que representa um retrocesso terrível para o licenciamento ambiental no Brasil.
Assista ao videocast abaixo!
Confira aqui um material complementar do episódio #36 – O agro entre o tarifaço e a devastação com links de pesquisas e publicações citadas no programa:
Manifesto da Ciência Brasileira sobre o Projeto de Lei (PL) nº 2.159/2021 (SBPC).
Parecer mostra que PL 2.159 é antítese da solução para o licenciamento ambiental (Observatório do Clima).
Nota da Abrampa sobre os retrocessos previstos no PL do licenciamento ambiental.
Estudo que identifica 142 empresários do agronegócio envolvidos em tentativa de golpe (De Olho nos Ruralistas).
Coluna de Giovana Girardi: “Em busca do número mágico de obras paradas por licenciamento ambiental”.