O jogo do poder antes do Carnaval: data centers, futuro do trabalho via app e vaga no STF

Nesta semana pré-Carnaval, o clima em Brasília combina agenda institucional e articulações nos bastidores do Congresso. O presidente Lula deve receber o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em uma tentativa de alinhar posições entre Executivo e Legislativo, segundo divulgado pela Folha de S. Paulo. O encontro deve tratar da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao STF, e do veto ao projeto da dosimetria, temas que voltam a tensionar a relação entre os Poderes.

Na Câmara dos Deputados, o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) tenta priorizar a tramitação acelerada do Marco Legal do Transporte Público e do Redata, voltado à atração de investimentos em data centers. A expectativa é votar a urgência das propostas já no início desta semana, sob a justificativa de investimento em infraestrutura, tecnologia e geração de empregos.

As atenções do Senado se voltam para o avanço das investigações sobre o Banco Master, com a instalação de uma subcomissão da Comissão de Assuntos Econômicos marcada para a terça-feira (10), às 11h. Em paralelo, avançam os trabalhos da CPMI do Crime Organizado, que, quatro meses após a chacina do Rio de Janeiro, ouve os governadores Raquel Lyra (PSD-PE) e Cláudio Castro (PL-RJ), além de secretários de segurança, nesta terça (10) e quarta-feira (11). As oitivas buscam comparar estratégias de enfrentamento às facções e discutir a cooperação entre estados e o governo federal.

No Supremo, os ministros iniciam julgamento que vai definir se a Lei da Anistia pode ser aplicada a crimes de ocultação de cadáver cometidos durante a ditadura militar, nesta sexta (13). O caso, que tramita no plenário virtual, tem repercussão geral e pode influenciar outros processos ao estabelecer se esse tipo de crime é permanente e, portanto, não anistiável.

Estão na agenda da semana de 9 a 13 de fevereiro:

DIREITOS HUMANOS

MEIO AMBIENTE

POLÍTICA

EDUCAÇÃO 

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Sair da versão mobile