O que o censo não revela sobre os evangélicos no Brasil

O fenômeno do crescimento de evangélicos no Brasil é cercado por muitas complexidades e precisa ser olhado com atenção. Não se trata de um grupo homogêneo ou perfeitamente representado por suas figuras políticas e midiáticas.

Os dados do último censo do IBGE, sobre a demografia religiosa no Brasil, atualizam informações importantes para entendermos melhor o aumento de evangélicos. Neste episódio do Pauta Pública, Andrea Dip recebe a pesquisadora e socióloga Christina Vital para analisar o crescimento dessa população, revelado no Censo.

A entrevistada vai além dos números que revelam um salto de 21,6% em 2010 para 26,9% em 2022 e explora como esse fenômeno se articula com a política nacional, impactando as periferias e os jovens em formação intelectual. Ela também reflete sobre as mudanças no campo evangélico após o bolsonarismo, os conflitos de interesse que surgiram ao longo desses anos e os desafios para as eleições de 2026.

Ouça o episódio completo e não deixe de curtir e compartilhar o programa. Você também pode contribuir com o nosso trabalho, doando qualquer valor ou se tornando aliado por menos de 1 real por dia. Saiba mais em apoie.apublica.org

Sair da versão mobile