Oposição tenta pautar anistia após condenação de Bolsonaro e STF julga perdão do Carandiru

Parlamentares bolsonaristas tentam avançar com o projeto de anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro após a condenação de Jair Bolsonaro e outros sete réus pela trama golpista. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), no entanto, tem declarado publicamente que não há previsão de levar a proposta ao plenário. A discussão continua em alta e deve ganhar reforço do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que deve voltar a Brasília nesta semana.

Na Câmara, a comissão especial que analisa a regulação do trabalho de motoristas e entregadores por aplicativo realiza, nesta terça-feira (16), audiência para ouvir especialistas, representantes do governo, trabalhadores e organizações da sociedade civil.

Já no Senado, a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) discute, na quarta (17) a relevância estratégica das Terras Raras no cenário internacional. Reportagem da Pública revela como Minaçu (GO), antes dependente da exploração do amianto, tornou-se polo estratégico ao abrigar a primeira produção em escala de terras raras fora da Ásia.

Ainda na quarta, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga o referendo da liminar concedida pela então ministra Rosa Weber, que suspendeu parte do indulto natalino editado por Bolsonaro em dezembro de 2022. O decreto beneficiava policiais envolvidos no massacre do Carandiru, ocorrido em 1992. Weber destacou, à época, que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos recomendava que o Brasil promovesse investigação e punição séria dos responsáveis, e que o indulto poderia configurar descumprimento dessas obrigações. O relator da ação é o ministro Luiz Fux.

Estão na agenda da semana de 15 a 19 de setembro:

DIREITOS HUMANOS

MEIO AMBIENTE

POLÍTICA

EDUCAÇÃO

Para ficar de olho:

O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL, segundo o Correio Braziliense, afirmou que a pauta da anistia deve ser discutida ainda na terça-feira (16) no colégio de líderes da Câmara dos Deputados.

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF. 

Sair da versão mobile