Após ser completamente reformada, a passagem subterrânea da 103 Norte foi entregue nesta quarta-feira (8/10) pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O investimento total foi de R$ 4 milhões.
A obra incluiu pintura, recomposição do piso, substituição de grelhas danificadas, manutenção da iluminação e limpeza geral.
Leia também
A obra, entregue pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), integra o projeto de recuperação das 16 travessias subterrâneas do Plano Piloto, que já contemplou a estrutura da 102 Sul e agora avança para as da 104 Sul e 106 Sul.
“Entregamos a 102, a 103, e as da 104 e 106 estão quase prontas. A ideia é continuar até reformar todas as travessias”, destacou o diretor das Cidades da Novacap, Raimundo Silva. “Nosso objetivo é entregar espaços renovados, seguros e confortáveis para a população”, concluiu.
De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, a ação reforça o compromisso do GDF com a preservação dos espaços públicos e o combate ao vandalismo. “O governo Ibaneis Rocha tem investido muito na preservação da qualidade de vida e do patrimônio urbano. As passagens subterrâneas são exemplos claros de locais que sofrem com depredações — nosso trabalho é recuperá-las e evitar que sejam novamente vandalizadas”, afirmou.
As obras começaram no primeiro semestre de 2025 e devem continuar ao longo dos próximos meses, contemplando todas as passagens subterrâneas do Plano Piloto. Além das melhorias estruturais, está em andamento o processo de contratação de câmeras de monitoramento e implantação de rondas regulares de vigilância nos acessos subterrâneos. A medida será executada por meio de convênio entre a Novacap e a Secretaria de Segurança Pública, garantindo manutenção e monitoramento contínuos.
A ideia da Novacap é implementar um sistema de vigilância 24 horas e fazer a reposição imediata de qualquer item danificado. “Queremos manter as passagens limpas, seguras e bem cuidadas para o cidadão”, reforçou Fernando Leite.