A Polícia Federal suspendeu o delegado Fernando de Sousa Oliveira por 34 dias. Ele comandava a segurança pública do Distrito Federal no dia dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A decisão é da corregedoria da corporação.
No documento obtido pelo Metrópoles, a corregedoria destaca que Oliveira não adotou “providências minimamente significativo” contra as ações violentas aos prédios públicos da capital federal. Veja:
Oliveira é réu no STF por supostamente integrar o chamado núcleo 2 da tentativa de golpe de estado após as eleições de 2022.
Como o então secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, estava nos Estados Unidos, Oliveira era o responsável pela pasta no dia da invasão à sede dos Três Poderes. Ele é acusado de omissão e descumprimento do dever de prevenir os atos antidemocráticos.
Leia também
-
STF condena primeiro acusado de financiar 8/1. Pena é de 17 anos
-
PGR nega violação de equipamentos de tenente da PMDF réu no 8/1
-
STF torna réu dono de loja de arma no DF pelo 8/1
-
8/1: saiba quem é o líder de acampamento no QG que está foragido
Pouco antes dos “patriotas” atacarem a sede dos Três Poderes, Oliveira enviou um áudio ao governador Ibaneis Rocha (MDB) no qual disse que a manifestação era “pacífica”, estava “controlada” e “organizada”.