O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) recuperou, nesta sexta-feira (18/7), 34 aves silvestres que eram mantidas em gaiolas em diversas regiões administrativas do Distrito Federal, além de materiais utilizados na prática de pesca predatória.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que as apreensões visam combater a criação irregular de aves silvestres, conforme previsto na lei federal nº 9.605/1998, de crimes ambientais.
Na região do Sol Nascente, em Ceilândia, a equipe do Grupo Tático Ambiental (GTA) localizou um cativeiro clandestino onde diversas aves silvestres eram mantidas em condições inadequadas. O responsável pelo local foi autuado e assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO).
Em São Sebastião, a equipe do Grupo de Operações no Cerrado (GOC) realizou patrulhamento em áreas de proteção ambiental, onde encontrou e apreendeu diversas redes de pesca utilizadas de forma ilegal.
Leia também
Após os resgates, os animais podem ser soltos na natureza ou encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-DF) do Ibama, onde recebem tratamento médico.
A ação, segundo a PMDF, tem como objetivo prevenir e coibir ilícitos ambientais, além de cumprir a missão de preservar o meio ambiente.