Uma grande festa clandestina de som automotivo, conhecida como “Noite das Saveiros”, foi encerrada pela Polícia Civil na noite deste sábado (5/9), durante a Operação Lei do Silêncio. O evento ocorria de forma irregular em um espaço da DF-128, Estância Mestre D’Armas I, já marcado por reincidência em denúncias e interdições. Ao todo, 12 pessoas foram presas e dez carros apreendidos.
A operação, liderada pela 16ª Delegacia de Polícia de Planaltina e realizada em conjunto com o Instituto de Criminalística (IC), IBRAM, Detran-DF, DF Legal e o 14º BPM da PMDF, mobilizou cerca de 50 agentes. No local, os policiais apreenderam 10 veículos equipados com som automotivo de alta potência, utilizados para promover o evento clandestino. Perícias constataram poluição sonora, configurando crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais.
Leia também
Ao todo, 12 pessoas foram presas em flagrante, entre organizadores e donos dos automóveis. A Justiça estabeleceu fiança, e os que não efetuarem o pagamento permanecerão detidos. Além disso, os veículos podem ser confiscados em favor do órgão ambiental, como determina o artigo 25 da Lei 9.605/98.
Veja as imagens da operação:
Espaço reincidente
O local, interditado em junho pelo DF Legal, já havia sido alvo de denúncias por barulho excessivo, furtos, disparos de arma de fogo, agressões e venda de bebidas alcoólicas a menores. Mesmo após determinações administrativas e judiciais, voltou a sediar festas clandestinas.
Com a operação, a Polícia Civil e órgãos parceiros reforçam o combate a crimes ambientais e à perturbação da ordem pública. “Esses eventos ilegais comprometem a tranquilidade da comunidade e não serão tolerados”, informou a corporação.