Reeducação alimentar: como fazer mudanças saudáveis e emagrecer

A reeducação alimentar consiste na criação de novos hábitos relacionados à alimentação. Trata-se de uma estratégia para reformular a relação entre o indivíduo e a comida. A prática serve tanto para quem quer emagrecer como para quem deseja aumentar o peso de maneira saudável.

A nutricionista Dani Borges explica que a reeducação alimentar é um processo no qual o nutricionista orienta o paciente para seguir um cardápio que favoreça o seu bem estar. Em muitos casos, a pessoa consegue eliminar o excesso de peso de maneira sustentável, sem restrições absurdas.

“Uma pessoa com níveis elevados de colesterol, por exemplo, precisa reduzir a ingestão de gordura e frituras. A reeducação dela também vai incluir o aumento de proteínas, o que pode resultar em um resultado estético positivo”, explica Dani.

Confira algumas dicas de reeducação alimentar:

1. Identifique o que deseja mudar

Avalie o que você identifica como prejudicial à saúde na sua alimentação. Concentre-se em fazer mudanças graduais para evitar abordagens drásticas.

2. Reduza o açúcar e os doces

“É difícil parar de comer açúcar totalmente. Então, a solução pode estar na diminuição gradual dos doces. Primeiro, restrinja o consumo de alimento açucarados a três vezes por semana e, depois, diminua para duas vezes apenas”, sugere a nutricionista.


0

 

3. Faça refeições em horários fixos

Ficar muitas horas sem comer aumenta a sensação de fome, o que leva a pessoa a fazer refeições muito pesadas mais tarde. O indicado é que as refeições não tenham um intervalo de tempo muito grande entre elas.

4. Adote alimentos in natura

Uma boa alimentação deve conter a menor quantidade possível de alimentos industrializados. A ideia é trocar os ultraprocessados por opções in natura, pois eles são livres de corantes, conservantes e outras composições químicas adicionadas durante os processos das indústria.

5. Encare como um compromisso

“Lembre-se que a reeducação alimentar é um processo contínuo. Portanto, esteja disposto, persistente e determinado a manter os novos hábitos alimentares de forma constante”, orienta Dani.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile