O São Paulo confirmou a reintegração do zagueiro Arboleda aos treinos com o restante do grupo. O Tricolor trabalhou na manhã desta quarta-feira no SuperCT.
O equatoriano vinha trabalhando separado dos demais companheiros desde o início de maio, como forma de punição ao seu sumiço em abril, quando desapareceu por um mês sem fornecer explicações. O clube assegurou, em nota, que aplicou uma multa “compatível com o número de dias em que esteve ausente de suas atividades profissionais”.
Segundo o clube, Arboleda teve uma reunião com a diretoria, a comissão técnica e o grupo de jogadores. O jogador só foi reintegrado após “diversas avaliações, apresentando-se apto para a reinserção à rotina da equipe“.
A demissão do executivo Rui Costa, um dos principais desafetos de Arboleda, representou uma mudança de cenário para o zagueiro. Para além disso, o técnico Dorival Júnior, que conviveu com problemas no setor defensivo desde sua chegada, não foi contra uma reintegração do zagueiro.
O defensor nutre boa relação com o treinador e com Rafinha, diretor de futebol interino. Em situação financeira delicada, o clube ainda enfrenta dificuldades no mercado e pode acabar não reforçando a posição, fator que também pesou a favor da reintegração. Diante de tal análise, o São Paulo decidiu que a reintegração seria a “medida mais adequada” no momento.
O contrato de Robert Arboleda é válido até o fim de 2027. Em nove temporadas pelo São Paulo, o zagueiro entrou em campo 359 vezes e conquistou três títulos pelo clube: o Campeonato Paulista de 2021, a Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa Rei de 2024.
Arboleda se pronuncia
Arboleda veio a público na noite da última terça-feira para explicar o sumiço misterioso no início de abril, em que permaneceu por quase um mês ausente das atividades do São Paulo, sem nenhuma justificativa. Em um desabafo emocionado publicado em seu Instagram, o colombiano revelou pela primeira vez que enfrenta uma crise de saúde mental e pediu desculpas à torcida e ao clube pelo ocorrido.
“Queria pedir desculpa para todos os torcedores, aos meus companheiros, à diretoria e ao clube que me abriu as portas quando eu não era ninguém e que confia em mim há nove anos. Há alguns meses venho passando por um mau momento pessoal. Não tenho nada contra a diretoria. Estou em um momento de depressão, isso ninguém sabe porque nunca contei para ninguém, nem para minha família. Este foi meu erro”, disse.
Confira a nota completa do São Paulo:
“O São Paulo Futebol Clube comunica que o zagueiro Arboleda retomou as atividades com o elenco.
O atleta cumpria desde o início de maio um cronograma de atividades individualizadas sob a supervisão de profissionais do clube, visando ao aprimoramento físico, após receber sanção financeira compatível com o número de dias em que esteve ausente de suas atividades profissionais.
Ao longo desta semana, Arboleda reuniu-se com a diretoria, a comissão técnica e o grupo de jogadores e passou por diversas avaliações, apresentando-se apto para a reinserção à rotina da equipe.
Diante desse contexto, e após avaliação dos aspectos disciplinares, humanos, profissionais e esportivos envolvidos, o São Paulo entende que a reintegração é a medida mais adequada neste momento.
O jogador chegou ao São Paulo em 2017 e possui contrato até 31 de dezembro de 2027“.
Próximos jogos do São Paulo
São Paulo x Athletico-PR (19ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Data e horário: 22/07 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: a definir
Flamengo x São Paulo (20ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Data e horário: 26/07 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
O post São Paulo cita conversa com a diretoria e confirma reintegração de Arboleda apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.