Nessa terça-feira (26/8), a socialite Val Marchiori, 50 anos, contou, nas redes sociais, que foi diagnosticada com câncer de mama. A doença foi identificada depois da investigação de um nódulo suspeito na mama direita — foi necessário passar por uma biópsia e mamografia.
“Mulheres, não deixem de fazer mamografia. Não deixem de fazer por medo, porque quando a gente faz antes, a gente já consegue resolver”, alertou. “Então é um alerta para vocês, é um alerta para as mulheres que têm medo. Façam mamografia, é muito importante.”
Leia também
O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil — segundo o Ministério da Saúde, a doença representa 28% dos casos de neoplasias. O acompanhamento especializado, com exames de mamografia regulares a partir dos 40 anos, é essencial para garantir o diagnóstico precoce.
Porém, a própria paciente pode perceber os primeiros sintomas do câncer. O autoexame pode revelar nódulos e mudanças na textura da pele que são sintomas das neoplasias de pele.
Principais sintomas do câncer de mama
- Aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, nas mamas.
- Edema na pele, que fica com aparência de casca de laranja.
- Retração da pele.
- Dor.
- Inversão do mamilo.
- Descamação ou ulceração do mamilo.
- Secreção transparente, rosada ou avermelhada que sai do mamilo.
- Linfonodos palpáveis na axila.
A boa notícia é que, quando identificado precocemente, o câncer de mama responde bem ao tratamento. A evolução da medicina já tornou possível a análise genética dos tumores, revelando os subtipos da doença e orientando as terapias para um melhor resultado.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!