6 alimentos para incluir na rotina e melhorar a libido, segundo médico

Ter uma vida sexual satisfatória não se resume apenas ao prazer. O bom desempenho entre quatro paredes impacta diretamente no bem-estar geral: melhora o humor, aumenta a autoestima, contribui para a qualidade do sono e até ajuda na prevenção de problemas de saúde.

Um dos caminhos para manter a libido em alta está no prato. De acordo com especialistas, a deficiência de alguns nutrientes pode afetar o equilíbrio hormonal e resultar em dificuldades sexuais. Por isso, incluir alimentos que favorecem a excitação e a energia é uma estratégia natural para quem busca mais vitalidade nesse aspecto da vida.

“Alguns alimentos, além de saudáveis, mexem com os níveis hormonais, a química do cérebro e a energia, aumentando a excitação. Já outros apresentam conotação romântica, como morangos, chocolate e chantilly, que podem contribuir, mesmo que de maneira indireta, a criar o clima perfeito para chegar lá”, explica o médico nutrólogo Paulo Lessa.

Leia também

6 alimentos que podem ajudar a turbinar a libido

1 – Frutos-do-mar
Ricos em proteínas e minerais, eles favorecem a disposição e a produção de hormônios essenciais para a libido, como a testosterona. “Alguns exemplos desses alimentos são ostras, camarões, lagostas e lula”, conta Lessa.

2 – Melancia
Além de refrescante, a fruta possui compostos bioativos que aumentam a circulação sanguínea nas regiões genitais. “Portanto, proporciona um relaxamento dos vasos sanguíneos e garante um alto desempenho sexual, quase como um viagra natural”, aponta o médico.

3 – Mamão
Uma escolha especialmente benéfica para as mulheres. “O mamão é estrogênico, ou seja, tem compostos que agem como o estrogênio, hormônio feminino. Logo, pode ser usado para aumentar a libido da mulher”, explica Lessa.

Veja a lista completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile