Na noite desta quinta-feira (13), bares e vendedores ambulantes comercializaram bebidas alcoólicas normalmente no entorno do Allianz Parque, estádio do Palmeiras, localizado na zona oeste da capital paulista. As vendas foram registradas pela equipe da CNN.
A Prefeitura de São Paulo havia determinado que nenhum comerciante poderia vender bebidas alcoólicas em um raio de 200 metros nos arredores do Allianz Parque.
A medida foi amparada na Lei Estadual 9.470, de 1996, que prevê essa proibição, mas carece de regulamentação.
A norma foi divulgada depois da morte da torcedora Gabriela Anelli, de 23 anos.
“Gabi eterna”: no Choque-Rei, palmeirenses homenageiam torcedora morta; veja
Prefeitura de São Paulo proíbe bebidas alcoólicas nos arredores do Allianz Parque
Quem é a torcedora do Palmeiras morta após sofrer ferimento no pescoço durante briga em jogo contra o Flamengo
A vítima teve o pescoço atingido por uma garrafa de vidro durante tumulto entre torcedores palmeirenses e flamenguistas nos arredores do estádio do Palmeiras, na noite do último sábado (10).
A jovem foi internada na Santa Casa de São Paulo, onde morreu na segunda-feira (10).
Na noite de ontem (13), o Allianz Parque sediou a partida entre Palmeiras e São Paulo, que disputavam uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Em campo, o tricolor levou a melhor e venceu o mandante do jogo por 2 x 1, de virada.
Do lado de fora do estádio, a equipe da CNN notou a presença de agentes da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, mas a fiscalização não desestimulou a venda e consumo de álcool nos bares e pontos de vendas ambulantes situados a menos de 200 metros do estádio.
As imagens gravadas pela CNN foram feitas em um posto de combustíveis localizado em frente ao Allianz Parque e em um bar que fica a 140 metros de lá, embora a comercialização de bebidas alcoólicas estivesse acontecendo de forma generalizada pela região.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que realizou uma operação no entorno do Allianz Parque na noite de quinta (13), na qual apreenderam 350 garrafas de vidro, um food truck que operava sem o auto de licença para funcionamento, uma kombi que vendia e abastecia irregularmente os isopores, principalmente com bebidas alcoólicas em garrafas de vidro.
Os agentes municipais também apreenderam carrinhos e mercadorias que estavam com ambulantes que atuavam no local sem autorização.
As equipes de limpeza urbana recolheram 3,5 toneladas de resíduos, sendo aproximadamente 1 tonelada de vidros.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Após morte de torcedora, comerciantes ignoram proibição e vendem bebidas alcóolicas no entorno do Allianz Parque no site CNN Brasil.