A Itália registrou um surto de pneumonia causado pela bactéria Legionella, que se reproduz em ambientes úmidos. O micro-organismo é transmitido quando há inalação de gotículas de água contaminada, que podem vir de ar-condicionados, piscinas ou até chuveiros.
A infecção por Legionella é conhecida como doença do legionário e considerada como muito rara. De acordo com a literatura médica, apenas uma a cada 10 pessoas expostas à bactéria desenvolve sintomas. Desde abril deste ano, porém, foram registrados 49 casos da infecção bacteriana na região da Lombardia, no norte da Itália.
A maioria dos infectados já apresentava comorbidades e três deles morreram em decorrência da doença. Os especialistas em saúde pública acreditam que a doença está se espalhando em ambientes hospitalares por meio do sistema de ar-condicionado.
Entre os 49 casos confirmados, 12 permanecem hospitalizados, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).
Entenda bactéria que causa a doença do legionário
A infecção por Legionella afeta os pulmões e pode levar a problemas respiratórios, febre e dores musculares. A bactéria é identificada a partir de análises feitas em amostras de catarro ou de urina dos pacientes.
Em resposta ao surto na Itália, as autoridades de saúde da região da Lombardia, a mais afetada, iniciaram um esquema de higienização dos sistemas de água com cloro e da inspeção de sistemas de resfriamento de hospitais.
As campanhas de prevenção destacam a necessidade de consumir água engarrafada, de evitar regiões de água parada, como piscinas e banheiras, e reforçar a limpeza de sistemas de ar-condicionado.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!