Conta de luz no DF ficará 11,65% mais cara a partir desta quarta-feira (22/10)

As contas de luz dos moradores do Distrito Federal ficarão, em média, 11,65% mais caras a partir desta quarta-feira (22/10). O Reajuste Tarifário Anual (RTA) de 2025 será aplicado pela Neoenergia Distribuição Brasília.

O reajuste, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no último dia 14 e retificado nesta terça-feira (21/10) impactará cerca de 1,2 milhão de unidades consumidoras.

O valor de 11,65% é o efeito médio para o consumidor. Inicialmente, a porcentagem prevista era de 11,93%, mas a média foi reajustada nesta terça pela Aneel.

Segundo a agência, os principais fatores que contribuíram para o aumento foram os custos com encargos setoriais, além de componentes financeiros apurados no reajuste tarifário atual.

O que é o RTA

O Reajuste Tarifário Anual (RTA) é um dos processos tarifários mais comuns previstos em contratos de concessão, caso da Neoenergia, que adquiriu a antiga CEB Distribuição em 2020. O cálculo é feito com base em índices de inflação como o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Sair da versão mobile