Durante sessão Plenária dessa quarta-feira (26/11) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado Hermeto (MDB), líder do governo Ibaneis (MDB), disse que, se for necessário, até dará um abraço no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que a Polícia Militar (PMDF) receba reajuste.
“Eu não vou brigar com o presidente, eu vou agradecer, porque ele está dando aumento para nossas forças de segurança através do nosso governador, que fez o dever de casa, que economizou e que deixou o Fundo Constitucional enxuto. Mas quem autoriza lá é o presidente”, disse.
“Eu não sou idiota de chegar lá e falar: ‘Lula, vou brigar contigo. Eu não. Eu quero é o aumento da nossa corporação, um plano de carreira no futuro, posto acima para a PM e as vagas de subtenente. Pode me criticar, pode fazer corte meu falando. Se tiver que abraçar o Lula para a PM ter aumento, eu vou abraçar”, declarou (assista acima).
Após a fala, Hermeto pediu ajuda de Chico Vigilante (PT) para acompanhar a sanção da lei. “Deputado Chico, me leve lá na hora da sanção no Palácio do Planalto, pois eu não tenho outro contato, só tenho o senhor”, declarou.
Em 8 de setembro deste ano, Hermeto deu uma declaração semelhante. Na data, O deputado distrital disse que até beijaria o presidente para conseguir o reajuste salarial para os militares do Distrito Federal.
A fala ocorreu durante reunião para deliberar sobre a proposta apresentada pelo governo federal, que aconteceu no Clube dos Bombeiros. “Se eu tiver que beijar o Lula para conseguir o aumento, eu beijo”, brincou Hermeto.
O parlamentar, bem como o presidente da CLDF, o deputado Wellington Luiz (MDB), o deputado Roosevelt (PL) e a deputada doutora Jane (Republicanos) são os distritais da Casa legislativa que participaram das negociações do reajuste para as forças de segurança do DF desde o início.
Votação
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), colocou em pauta para votação nesta quinta-feira (27/11) o PLN de número 30, que autoriza reajuste das forças de segurança do DF e a nomeação de quase 2 mil policiais.
Na terça-feira (25/11), Alcolumbre confirmou a pauta da comissão conjunta do Senado e Câmara dos Deputados. Além do PLN nº 30, serão votados vetos à Lei de Licenciamento Ambiental e o PLN nº 14.
