Reforma de ponte no Incra 9 é concluída e tráfego é retomado no local

A reforma da ponte que fica sobre o riacho do Incra 9, região rural de Ceilândia, no Distrito Federal foi concluída nesta quarta-feira (26/11). A obra, iniciada há pouco mais de um mês, no dia 14 de outubro, prometia reformas e melhorias estruturais, de segurança e drenagem.

Melhorias e reformas realizadas

A ponte localizada no Núcleo Rural Alexandre Gusmão era totalmente de madeira, e tinha mais de 30 anos. Com as reformas, a base e estrutura foram ampliadas para suportar o fluxo de veículos, foram instalados guarda-corpos laterais e sistema de drenagem amplo e reforçado.

A construção da nova ponte levou cerca de 35 dias para ser concluída, precisou ficar interditada nesse período e teve o trânsito local alterado para não impactar no deslocamento. Após a conclusão das reformas, o tráfego volta ao fluxo normal.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Alguns membros da população local estiveram na inauguração

Breno Esaki/Metrópoles2 de 4

O administrador de Ceilândia, Dilson rezende, esteve presente na inauguração, nesta quarta-feira (27/11)

Breno Esaki/Metrópoles3 de 4

A estrutura foi reforçada, e foram instalados guarda-corpos laterais e sistemas de drenagem

Breno Esaki/Metrópoles4 de 4

A reforma durou pouco mais de um mês, do dia 14/10 a 26/11

Breno Esaki/Metrópoles

A reforma foi fruto de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Novacap, Secretaria de Agricultura (Seagri/DF) e a Administração Regional de Ceilândia.

O administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, destacou a relevância da entrega e o impacto para a comunidade: “Hoje é um dia histórico para a área rural de Ceilândia. Essa ponte era um sonho antigo dos moradores, e agora entregamos uma estrutura totalmente nova, segura e duradoura”.

Eli Câmara, engenheiro do DER-DF acompanhou o andamento das obras e comentou sobre a qualidade das mudanças: A ponte foi construída para garantir segurança mesmo em períodos de chuva forte. “A drenagem, as manilhas instaladas e os guarda-corpos laterais asseguram mais tranquilidade para toda a população que utiliza a via diariamente”.

O que disseram os moradores

Cerca de 70 famílias que vivem na região serão diretamente beneficiadas pela obra.

A moradora Isabela Cristina Santana comenta que aguardou por anos pelas melhorias: “Essa é uma conquista muito esperada por anos. A comunidade sonhava com essa ponte e hoje vemos esse sonho realizado”, disse agradecida.

Sair da versão mobile