O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Tóquio na madrugada desta segunda-feira (24/3), liderando uma comitiva de autoridades brasileiras. A viagem tem como objetivo fortalecer os laços comerciais entre Brasil e Japão, além de celebrar os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Acompanhado por uma delegação composta por ministros e líderes do Legislativo, Lula ficará em Tóquio até quinta-feira (27/3). Entre os presentes na comitiva estão os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União), além dos ex-presidentes das Casas, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. Também integram a delegação os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Camilo Santana (Educação) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas).
A principal pauta da visita é o fortalecimento da cooperação comercial, especialmente no setor do agronegócio. A expectativa é que o Japão abra seu mercado para produtos brasileiros, com destaque para a carne bovina e suína in natura. Segundo o Itamaraty, as negociações foram intensificadas antes da viagem e devem avançar durante os encontros oficiais.
Lula também se reunirá com o imperador Naruhito e com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba. Além disso, o presidente brasileiro participará de um encontro com empresários e acompanhará a assinatura de acordos estratégicos nas áreas de ciência e tecnologia, saúde e educação.
“Cheguei a Tóquio para uma visita oficial em celebração aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão! Aqui no Japão, terei encontros com o Imperador Naruhito e o Primeiro-Ministro, Shigeru Ishiba, além de um encontro com empresários e de acompanhar a assinatura de acordos estratégicos”, publicou Lula em seu perfil no Instagram.
Além das questões econômicas, a visita também marca a comemoração dos 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão. O vínculo entre os dois países teve início em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. Dois anos depois, foram abertas as primeiras representações diplomáticas, e, em 1908, começou a imigração japonesa para o Brasil, que hoje abriga a maior comunidade nipo-brasileira do mundo.
Com uma agenda intensa, a visita de Lula ao Japão busca reforçar os laços históricos e comerciais entre os dois países, promovendo novas oportunidades de negócios e cooperação bilateral.