A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), entregou um ofício ao secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, pedindo apoio da Força Nacional durante o 7 de Setembro. Segundo a governadora, a ação é preventiva.
“Estamos em estado de atenção. Qualquer situação precisa e requer atenção, mas não de preocupação, mas, sim, prevenção. Todas as medidas serão tomadas. Mandei um ofício hoje sugerindo que a Força Nacional fique aqui no DF. É para fazer com que as famílias possam aproveitar”, afirmou Celina.
O encontro ocorreu nesta quinta-feira (31/9) no gabinete de Cappelli. “A gente acabou de receber o ofício da governadora e vamos reunir nossa equipe para definir [o efetivo da Força Nacional que será utilizado]. Tenho plena confiança na PMDF, na PCDF e nas demais forças de segurança do DF”, acrescentou o secretário e ex-interventor do DF.
Na tarde desta quinta, em edição extra do Diário Oficial do DF, Celina criou um comitê para cuidar do esquema de segurança durante o 7 de setembro.
A primeira reunião do grupo será na segunda-feira (4/9) às 10h da manhã. “É uma integração entre governo federal e GDF. É um alinhamento de informações”, disse a governadora.
Vídeos
Como a coluna Grande Angular revelou, em ofício direcionado ao governador Ibaneis Rocha e ao secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, o ministro da Justiça, Flávio Dino, enviou 10 vídeos “que tratam de supostas manifestações articuladas e previstas para ocorrer no dia 7 de setembro de 2023”.
No documento, o ministro informou que encaminhou as imagens para “avaliação e [adoção das] providências preventivas necessárias”.
“O governador está em missão, mas discutimos o governo todo dia, juntos. Ibaneis achou prudente criarmos o grupo de trabalho para acompanhar o 7 de Setembro, com vários órgãos e secretarias, além de convites a órgãos federais. A Secretaria de Segurança Pública comandará o grupo técnico-operacional”, comentou Celina, em entrevista à coluna Grande Angular.