Anvisa identifica lote falso de toxina botulínica. Veja qual

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de um lote falsificado da toxina botulínica A da marca Dysport.

O produto, identificado pelo número W13035, não foi fabricado pela empresa que detém o registro no Brasil, a Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda., e não deve ser utilizado em nenhuma hipótese. A medida foi publicada na última terça-feira (15/7).

Produto é considerado falso e uso está proibido

A falsificação foi identificada por meio de investigações da agência reguladora. Em nota, a Anvisa alerta para os riscos à saúde pública e orienta que o lote seja retirado de circulação imediatamente.

“O produto deve ser apreendido pelas autoridades locais e o seu comércio, a sua distribuição e o seu uso estão proibidos”, afirma o comunicado.

Leia também

O alerta vale para profissionais da saúde e pacientes que possam ter tido contato com o lote. A orientação é que, ao identificarem o produto, notifiquem a Anvisa por meio dos canais oficiais. Dúvidas também podem ser esclarecidas diretamente com a fabricante, pelo telefone 0800-7701820.

A agência ainda reforça que a falsificação de medicamentos é considerada crime grave. “É de extrema importância denunciar também aos órgãos de vigilância sanitária locais e às autoridades policiais”, destaca a nota.

A toxina botulínica do tipo A é utilizada amplamente em procedimentos estéticos e tratamentos médicos, e sua aplicação deve ser feita apenas com produtos regularizados e profissionais habilitados.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile