A hipertensão é uma das doenças crônicas mais comuns globalmente. A pressão alta traz diversos malefícios à saúde, inclusive aumentando o risco de ataque cardíaco e AVC: porém, apenas cinco minutos podem diminuir as chances de ter os problemas.
Uma pesquisa publicada na revista científica Circulation nessa quarta (6/11) mostra que, para quem já faz exercício, acrescentar mais cinco minutos de atividades moderadas, como subir escada, ou correr, já é suficiente para diminuir a pressão sanguínea.
Os cientistas da University College London analisaram dados de 14.761 pessoas de cinco países para chegar à conclusão. Todos usaram uma fita na coxa para medir as atividades físicas e pressão arterial dia e noite. Os movimentos foram divididos em seis categorias: sono, comportamento sedentário (quando a pessoa estava sentada), caminhada lenta, rápida, ficar em pé, e exercício vigoroso (como corrida, ciclismo ou subir escadas).
Os pesquisadores investigaram o que acontece com a pressão arterial dos participantes com os vários níveis de atividade e também levando em consideração se eram sedentários ou não. Nos que não faziam exercício, começar com 20 a 27 minutos já era suficiente para abaixar o risco de doenças cardiovasculares em 28%.
“A boa notícia é que, qualquer que seja a sua capacidade física, não demora muito para ter um efeito positivo na pressão arterial. O que é único na nossa variável de exercício é que ela inclui todas as atividades semelhantes, desde correr para pegar um ônibus ou fazer uma curta caminhada de bicicleta, muitas das quais podem ser integradas às rotinas diárias”, escrevem os cientistas em comunicado à imprensa.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!