O ex-jogador e técnico de futebol Mário Jorge Zagallo, 92 anos, foi internado, na última terça-feira (15/8), com quadro de infecção urinária. Segundo comunicado da unidade de saúde, o multicampeão pela seleção brasileira está “clinicamente estável, lúcido e respirando sem a ajuda de aparelhos”. Entretanto, não há previsão de alta hospitalar.
O boletim médico desta sexta-feira (18/8) informa que o ícone do futebol brasileiro apresentou sinais de melhora, mas segue internado.
A infecção é causada por uma bactéria que invade o trato urinário. Ela pode ocorrer devido à má higiene no órgão genital. Segundo o urologista Mario Chammas, do Hospital DF Star, o problema de saúde é simples desde que não evolua para os rins.
“A internação do paciente vai depender do grau da infecção. Um quadro infeccioso simples que atinge apenas a bexiga, dificilmente vai necessitar de internação. Entretanto, quando ela evolui em direção ao rim e passa a causar dores intensas, o paciente pode precisar dar entrada no hospital, especialmente pessoas da terceira idade em que o funcionamento fisiológico não possui tantas defesas quanto o de um jovem”, explica Chammas.
Outra possível consequência é a perda de controle da infecção e tornar-se um problema generalizado, no qual a bactéria atinge a corrente sanguínea e pode causar uma sepse, resposta séria e exagerada do corpo para reagir contra o agente infeccioso. A reação pode acelerar o coração e envolver outros problemas cardíacos.
Zagallo
Nova camisa da Seleção Brasileira tem Zagallo como modelo e garoto-propaganda Reprodução/Twitter CBF
Durante a carreira, Zagallo conquistou um mundial como técnico da Seleção Nacional e um como coordenador técnico, além de vencer duas edições da Copa das Confederações. Também como treinador, conquistou dois títulos Sul-Americanos e vários outros títulos, que o tornaram técnico de renome mundial Buda Mendes / Equipe/ Getty Images
Em 1997, O Brasil jogou uma Copa América na Bolívia, marcada por muita pressão política. Mesmo após um campeonato quase perfeito, Zagallo desabafou para os jornalistas com uma frase que o marcaria para sempre: “Vocês vão ter que me engolir”. Até hoje o ex-atleta é lembrado pela fala Clive Mason / Equipe/ Getty Images
Apaixonado por esportes desde a infância, Zagallo precisou da ajuda do irmão para convencer o pai de que tinha talento para o futebol. Isso porque o progenitor do ex-treinador gostaria que os filhos se formassem na faculdade e assumissem a empresa da família ullstein bild / Colaborador/ Getty Images
Em 1950, transferiu-se para o Flamengo, onde conquistou o tricampeonato carioca, em 1953, 1954 e 1955, dentre outros títulos. Já famoso, foi convocado para a Copa do Mundo de 1958, quando o Brasil conquistou o primeiro título do campeonato Christian Liewig – Corbis / Colaborador/ Getty Images
Em 1970, inclusive, enquanto treinador da Seleção, Zagallo conquistou o título de tricampeão da Copa do Mundo. Até hoje, ele é uma das poucas pessoas a conquistarem o campeonato como jogador e como treinador Matthew Ashton – EMPICS / Colaborador/ Getty Images
Ardência ao urinar
Urinar com maior frequência
Dores locais
Febre, em casos graves
Outros fatores de risco para infecção urinária
“Um fator de risco para idosos é o uso de fraldas associada à má higiene. Ela abafa a região genital e, caso esteja molhada, pode tornar o ambiente propício para a produção de bactérias causadoras do problema”, alerta Chammas.
Além da má higiene, o urologista chama a atenção para o aumento da próstata, que ocorre conforme a idade avança. O crescimento dos órgãos pode causar dificuldade para urinar e levar à retenção de resíduos que podem, ou não, conter bactérias.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.