O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou Lucas Barbosa Arantes (foto em destaque) por invadir armado uma creche na Estrutural, em junho deste ano. Na ocasião, o réu agrediu a dona da creche, ameaçou funcionários e deu uma coronhada na cabeça de um bebê de 1 ano, filho da proprietária do local.
A decisão fixou a pena em 6 anos, 7 meses e 10 dias de reclusão, pelos seguintes crimes:
- Porte ilegal de arma de fogo;
- Disparo em via pública;
- Ameaça;
- Lesão Corporal;
- Resistência;
- Violação de domicílio.
De acordo com a sentença, Lucas invadiu a creche a procura da responsável, após ter sido acusado de furto de um notebook. Ele teria ido ao local com o intuito de se vingar pela denúncia.
No local e armado, ele teria apontado a arma para terceiros; efetuou um disparo na via, depois de ter sido impedido de entrar; e agredido agentes militares, além de ter resistido à prisão.
Durante o julgamento, a defesa do réu pediu pela absolvição do acusado, o que foi recusado pela Justiça, por acreditar que as provas evidenciadas são “firmes”.
“Os fatos praticados pelo acusado são típicos, antijurídicos e culpáveis, devendo responder pelas penas previstas nos preceitos secundário”, afirmou o magistrado da 7ª Vara Criminal de Brasília, em sentença.
A decisão ainda acabe recurso.
Leia também
-
“Água de salsicha”: rede de hotéis é condenada por discriminar garçonete ruiva
-
Governo gastou R$ 345 mil ao trazer ex-primeira-dama condenada do Peru
-
Até leite condensado! 11 sobremesas sem açúcar para quem tem diabetes
Relembre o caso
O episódio aconteceu no dia 27 de junho. Armado e com intenção de se vingar, Lucas Barbosa Arantes, 28 anos, invadiu a instituição de ensino, que atende 60 crianças – 45 das quais estavam no local na hora – e provocou pânico entre os presentes.
Uma câmera de segurança registrou o desespero das monitoras e das crianças no momento da invasão.
A motivação do crime estaria ligada a uma rixa: Lucas queria tirar satisfação com o marido da dona da creche, que o havia acusado pelo furto de um notebook da irmã do suspeito.
Em mensagens enviadas ao segundo filho da dona da creche, um jovem de 19 anos, o criminoso chegou a exibir uma arma e a fazer ameaças, na tentativa de intimidar o jovem por apoiar a denúncia do pai – casado com a dona da instituição de ensino.
Lucas foi ao menos três vezes à creche no dia. No local, ele intimidou funcionários e visitantes, até que o conflito chegou ao ponto crítico, com a agressão física da criança.
Testemunhas também relataram que o criminoso portava uma arma com munição, o que causou mais apreensão.
Ele então fugiu e foi localizado no telhado de uma residência, escondido em uma caixa d’água.
A prisão foi realizada durante uma força-tarefa da PMDF e da PCDF. Durante a tentativa de fuga, o indivíduo sofreu uma lesão leve. Ele foi preso e conduzido à 8ª Delegacia de Polícia.
