A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) realiza, na manhã desta quarta-feira (23), mais uma etapa da operação Torniquete, mirando uma facção criminosa que atua na comunidade da Primavera, em Quintino, na zona norte do carioca.
Segundo os investigadores, a comunidade serve como base para uma quadrilha especializada em roubo e receptação de veículos. O grupo é suspeito de roubar carros em diferentes pontos da cidade e esconder os veículos na região, onde eles são desmontados ou revendidos.
O objetivo da ação desta quarta é cumprir mandados judiciais, recuperar veículos roubados e fortalecer as investigações com novas provas.
Leia também
-
Oruam é indiciado por ligação com a facção criminosa Comando Vermelho
-
“Contadora de facção”: vereadora morta a facadas era ligada ao crime
-
Tribunal do crime: irmãos são executados na porta de casa por facção
-
Mensageiro do crime: advogado vira pombo-correio de facção na prisão
Desde o início da operação, em setembro de 2024, mais de 550 pessoas já foram presas. Também foram recuperadas cargas e veículos avaliados em cerca de R$ 38 milhões, além do bloqueio de mais de R$ 70 milhões em bens e valores ligados ao crime organizado.
A segunda fase da operação Torniquete foi coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), com apoio de agentes de outras unidades especializadas e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
Segundo a polícia, roubo, furto e receptação de cargas e automóveis financiam facções criminosas, garantem o domínio de territórios e ainda sustentam financeiramente familiares de criminosos presos ou soltos.