Um post publicado no Instagram pela agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, em 16 de junho último, despertou a curiosidade de brasileiros e estrangeiros na região da Serra de Caldas Novas (GO), a 6 km do centro da cidade turística de mesmo nome.
A publicação que mostra uma imagem aérea da região e acumulou mais de 400 mil curtidas. O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) tem área de 12.315 hectares e fica entre os municípios goianos de Caldas Novas e Rio Quente.
Leia também
-
Legendário culpa sertanejo e diz que homens vão resgatar Caldas Novas
-
Influencer é preso em Caldas Novas após agredir namorada em hotel
A área compreende não só o topo da serra, como também as “cristas”, “fraldas” e encostas dela. Coordenador do Pescan, Maurício Tambellini contou que, depois da publicação da Nasa, diversas pessoas foram visitar a unidade de conservação para conhecê-la.
“Depois desse post, o parque passou a viver um novo momento. Muitos nos procuraram para entender o que é essa formação geológica, e uma pessoa perguntou se havia materiais perigosos escondidos ali. No imaginário das pessoas, pelo fato de a Nasa ter postado uma imagem dessa área, isso significaria que há minérios ou segredos militares no local. Mas é claro que isso não é verdade”, ressaltou Maurício.
A unidade de conservação é administrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad).
Confira a postagem:
Na página da agência espacial, Tambellini explicou o que é o ponto mais escuro, que chamou a atenção e chegou a ser associado por internautas a um “disco voador soterrado nas profundezas”.
“Esse oval representa a Serra de Caldas, um planalto que se eleva cerca de 300 metros acima da paisagem do Brasil Central. O planalto é inteiramente coberto por Cerrado, um rico ecossistema de savana e campos que abriga espécies como a seriema-de-patas-vermelhas e o pequizeiro”, detalhou.
Leia também
-
Legendário culpa sertanejo e diz que homens vão resgatar Caldas Novas
-
Influencer é preso em Caldas Novas após agredir namorada em hotel
Ainda no vídeo compartilhado no Instagram, o coordenador do parque comentou sobre o domínio desse território e ainda mandou um recado descontraído ao presidente dos Estados Unidos: “Aqui não, [Donald] Trump. Aqui é do território goiano, e ninguém vai tirá-lo da gente”.
Atualmente, não há cobrança de taxa de visitação para conhecer o parque, que fica tem entrada liberada todos os dias, inclusive nos feriados, das 6h às 16h. É permitido ficar na unidade de conservação até as 18h.