O primeiro saidão do ano permitiu a liberação de 1.741 detentos das unidades prisionais do Distrito Federal, incluindo o Complexo Penitenciário da Papuda, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e a Penitenciária Feminina do DF (PFDF). Os presos deixaram as respectivas unidades na manhã desta quinta-feira (6/2) e terão cinco dias de liberdade antes do retorno.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF), todos os custodiados beneficiados pela saída temporária deverão se apresentar até às 10h de segunda-feira (10/2). O prazo é estendido para aqueles que possuem autorização para trabalho externo, que devem retornar ao final da jornada de trabalho.
A saída temporária está prevista na Portaria nº 01/2025 da Vara de Execuções Penais (VEP/DF) e beneficia detentos do regime semiaberto que já possuem permissão para trabalhar externamente ou saídas temporárias concedidas pela Justiça. Aqueles que não retornarem no prazo estipulado serão considerados foragidos e poderão perder o direito ao regime semiaberto.