Equipes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prenderam um jovem que usou fogos de artifício e rolos de papel higiênico para provocar incêndio às margens da linha do metrô de Águas Claras, na noite dessa sexta-feira (11/8). O crime ocorreu durante operação da Secretaria de Segurança em conjunto com vários órgãos do GDF, que fiscalizavam bares e restaurantes da região.
Enquanto as forças de segurança passavam por alguns estabelecimentos na Avenida Pau Brasil, três jovens subiram o gramado por onde passam os trilhos. Um deles espalhou pedaços de papel higiênico e acendeu algum tipo de fogo de artifício.
Em questão de segundos, a vegetação ficou em chamas. Dois dos rapazes desceram o barranco assustados e um deles permaneceu no topo girando as brasas. Quando os policiais militares perceberam o incêndio, as chamas já haviam se espalhado para os trilhos.
Veja imagens do jovem provocando incêndio próximo aos trilhos do metrô:
De acordo com informações da PMDF, o jovem foi preso em flagrante. O fogo foi imediatamente controlado pelo Corpo de Bombeiros (CBMDF) e o indivíduo conduzido para a 21° Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul).
Operação conjunta
A Polícia Militar coordenou em Águas Claras, por meio do 17° Batalhão, uma operação conjunta, nessa sexta-feira (11), com diversos órgãos fiscalizadores do GDF. A ação foi idealizada como uma resposta à demanda da comunidade local.
A operação teve o intuito de fiscalizar o funcionamento de estabelecimentos comerciais e utilização irregular de área pública, que tem sido alvo de reclamações constantes dos moradores da região localizada entre a Rua 21 Sul e a AV. Pau Brasil, próximo à estação Águas Claras.
Atuando em conjunto com a PMDF estiveram o CBMDF, o DF Legal, o Ibram, Detran, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e a Administração Regional de Águas Claras.
Como saldo final da operação, diversos estabelecimentos comerciais foram notificados pelo DF Legal e pela Vigilância Sanitária. Além disso, houve a desobstrução dos espaços públicos ocupados irregularmente; recolhimento de veículos estacionados de forma irregular; e autuações a motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de álcool.